• Postado: 05 April 2022
  • Categoria: Notícias

SINTEP-PB LANÇA CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

O SINTEP lança Campanha pela Valorização da Educação Pública para chamar a atenção da sociedade para a infinidade de problemas administrativos e tecnológicos que convivem os trabalhadores e trabalhadores em Educação nas escolas estaduais, desde o início do Governo   João Azevedo e na gestão do secretário de educação, Claúdio Furtado. A finalidade desta campanha é denunciar o caos administrativo e estrutural que vive a educação estadual da Paraíba.

A diretoria do Sindicato enviou documento, na última quarta-feira (04 de maio), ao Secretário Cláudio Furtado e ao governador João Azevedo apresentando uma série de questões que afligem os profissionais da educação do Estado, e toda a comunidade escolar, e aguarda uma resposta com um plano concreto, com datas e propostas de soluções, por escrito.  Pois é assim que se deve funcionar uma gestão pública de qualidade, transparente. Caso não haja a resposta esperada, a categoria poderá parar suas atividades por não ter condições de trabalhar.

No referido documento enviado consta a seguinte pauta de reivindicações: 1 – Envio da proposta de reformulação do PCCR para a Assembleia Legislativa;2 -  Entrega dos computadores e dos CHIPs do Programa Paulo Freire;3 – Construção de um Fórum para discutir a política de educação integral na Paraíba, visando melhorias pedagógicas e combate à evasão escolar;4 – Plano de manutenção para TODAS AS ESCOLAS da rede estadual;5 – Contratação imediata de professores da base técnica (ECITs) via seleção pública;6 – Contratação emergencial de professores da BNCC para cargos em vacância; 7 – Contratação de professores efetivos via concurso público para cerca de 7 mil vagas das disciplinas da BNCC;8 – Nomeação imediata de gestores para cerca de 100 escolas sem gestão e garantia de democracia nas escolas;9 – Construção de proposta legislativa para regulamentar a consulta pública para escolha de gestores escolares. Educação de qualidade se faz com gestão democrática;10 – Disponibilização de recursos para comprar insumos para as ECITs;11 – Instalação de internet em todas as escolas;12 - Prazo para implantação do sistema de registro acadêmico on line (Sistema SABER);13 – Garantia de transporte, alimentação escolar e distribuição de livros didáticos para todos os estudantes.

Para o Coordenador Geral do SINTEP, Antonio Arruda, “ninguém estava preparado para viver uma pandemia, mas dois anos se passaram e a educação paraibana está pior que antes”, ressaltou. Todas as unidades escolares distribuídas em todo Estado, apresentam problemas e quase nenhumas delas passaram por reformas. Nesse sentido contamos com a mobilização de toda a categoria para informar a situação das escolas através do link bit.ly/escolasPB2022SINTEP . Apenas um docente por escola deve responder, de preferência escolhido pelos demais da escola. O prazo para respostas é até o dia 13/5 (sexta-feira).

A Campanha pela Valorização da Educação Pública terá o seguinte Calendário:

3/5 – ENTREGA DA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

12/5 – DATA LIMITE PARA UMA RESPOSTA DA SECRETARIA ÀS NOSSAS REIVINDICAÇÕES

13/5 – ASSEMBLEIAS REGIONAIS DO SINTEP PARA ANALISAR PROPOSTA DA SECRETARIA

20/5 – ASSEMBLEIA ESTADUAL DO SINTEP (com indicativo de paralisação caso a seect não responda ao pleito da categoria).