• Postado: 27 September 2021
  • Categoria: Notícias

Grande celebração pelo centenário de Paulo Freire

O SINTEP-PB esteve presente no "Ato Político, Cultural e Pedagógico Paulo Freire", no último dia 19 de setembro, em Recife, que celebrou o centenário de nascimento de Paulo Freire. O diretor Edvaldo Faustino representou nosso sindicato. "Este ato, além da comemoração do centenário, foi uma resposta aos mais recentes ataques do Governo Bolsonaro à educação pública e à memória de Paulo Freire. Foi um verdadeiro ato internacional, com representações da Colômbia, Guatemala, França, etc.", relatou Faustino.

Para homenagear o patrono da educação no Brasil, a CNTE e outras entidades organizaram uma live, com apresentações musicais e falas, que contou com a presença de lideranças educacionais e sindicais do Brasil e do mundo, transmitida ao vivo pela página da CNTE no Youtube.

Esteve presente no evento o artista pernambucano Alceu Valença. Também participam Silvério Pessoa, Cavouco Trio, bloco Flor da Lira de Olinda, a Quadrilha Junina Origem Nordestina, o Maracatu Estrela Brilhante do Recife e a cordelista Mariane Bigio.

Durante a transmissão, foi inaugurado um busto de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina. Políticos e pessoas ligadas ao pensador também estiveram no evento, incluindo a doutora em educação e viúva dele, Nita Freire, e o ex-presidente Lula.

No dia 20, as celebrações continuam com a Plenária Mundial Popular de Educação, com discussões de pessoas dos continentes americano, europeu e africano, que estudam e praticam o pensamento freireano.

Vejam as fotos: