• Postado: 28 September 2021
  • Categoria: Notícias

Conferências Populares de Educação mobilizam muitas pessoas na Paraíba

Seguindo calendário preparatório para a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022), a Paraíba já realizou algumas conferências regionais/municipais, tudo em plataforma digital. O SINTEP-PB teve um papel fundamental neste processo, construindo as comissões organizadoras e mobilizando os trabalhadores em educação da rede estadual de educação.

A regional do Vale do Mamanguape realizou a primeira atividade, no dia 11 de agosto, sendo, por ora, apenas o lançamento, sob coordenação da diretora do SINTEP-PB Ana Farias, com representação de vários municípios e presença de Heleno Araújo, presidente da CNTE. A data da Conferência Regional ainda não foi definida.

Em Cajazeiras, a Conferência Regional Popular de Educação (Conrepe) aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto, com exposição do professor da UFPB Zé Melo Neto sobre o tema central “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular”. Logo em seguida, os participantes foram divididos em grupos de debate. A diretora do SINTEP-PB Laurecy Penaforte coordenou os trabalhos da Conferência.

Já Campina Grande realizou uma programação bastante qualitativa, com atividades nos dias 01, 02 e 03 de setembro, e com a diretora do SINTEP-PB Socorro Ramalho à frente dos trabalhos. Registre-se a importante parceria com a UEPB, tanto pelas professoras e professores que atuaram nos debates quanto pela disponibilização dos canais da universidade na internet, o que permitiu ampliar o alcance da audiência.

A abertura contou com falas do coordenador geral do SINTEP-PB Atonio Arruda e de Giselda Freire, do Fórum Estadual de Educação da Paraíba. A Conferência deu conta de seis eixos de debate: 1. Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira; 2. PNE, planos decenais, SNE, políticas setoriais e direito à educação; 3. Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão; 4. Valorização dos(das) profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; 5. Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social; 6. Construção de um projeto de Nação soberana e de Estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

Ao final de cada Conferência, é realizada uma plenária final para deliberar sobre propostas e eleger delegados à Conferência Estadual.

Conferência de João Pessoa

A Conferência Municipal Popular de Educação de João Pessoa aconteceu no dia 23 de setembro e contou com intensa mobilização dos profissionais em Educação, assim como dos movimentos (sindical, estudantil, negritude, mulheres, LGBT, entre outros. Participaram também representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Conselho Estadual de Educação e Secretaria de Educação de João Pessoa (secretária América Castro), totalizando quase 900 inscritos.

Na abertura da Conferência, após as saudações iniciais, foi exibido um vídeo em homenagem ao professor Luiz de Sousa Júnior, morto em decorrência de complicações da Covid-19 no dia 04 de março deste ano.

Em seguida, Heleno Araújo (presidente da CNTE) e Daniel Cara (Campanha Nacional pelo Direito à Educação) fizeram exposições sobre o tema central da Conape 2022, desenvolvendo as discussões acerca da política Educacional no Brasil contextualizada na construção de um projeto de Nação soberana e da inclusão social. À tarde, foram realizados os grupos temáticos.

Estiveram na linha de frente da construção desta Conferência o professor Gilberto Cruz (coordenador geral do Fórum Municipal de Educação de João Pessoa), Leônia Gomes (representante do SINTEP-PB neste Fórum) e Conceição Silva, representante da Uncme.

Já no dia 24, ocorreu a Conferência de Monteiro, também com excelente participação, coordenada pela diretora do SINTEP-PB Paula Frassinete, com exposição do tema central por Heleno Araújo (CNTE) e Leônia Gomes (SINTEP-PB e Comissão de Comunicação e Mobilização da Conape 2022). Estão previstas ainda outras Conferências Regionais, entre elas, a de Guarabira, marcada para 13, 14 e 15 de outubro. A Conferência Estadual será realizada nos dias 09 e 10 de dezembro.

Vejam as fotos: